terça-feira, 29 de setembro de 2009

Cozinha brasileira em dose dupla


Em outubro vão acontecer duas aulas ótimas na Escola Wilma Kövesi de Cozinha, ambas sobre cozinha brasileira. No dia 6 de outubro, Roberta Sudbrack - recém-eleita pelo guia 4 Rodas Brasil Chef do Ano, discutirá "A moderna cozinha brasileira: novas reflexões e possibilidades". A chef do restaurante carioca que leva seu nome vai preparar pratos como canelone de atum e tartare de chuchu, pargo em vinagrete crocante de maxixe e consomê de chocolate amargo, pele de leite e rapadura. A aula custa R$ 250 e acontece das 19h às 22h (Meus comentários sobre alguns desses pratos podem ser conferidos em outro post).

E, no dia 1º de outubro, no mesmo horário, é a vez de Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó (SP). Na aula "Cachaça no copo e na panela" (R$ 185), Oliveira, conhecedor da bebida, dará um panorama histórico e geográfico da produção brasileira, fará uma degustação comentada e usará o ingrediente para preparar uma costeleta marinada e musse de chantilly com cachaça. Falar sobre Rodrigo Oliveira merece um post à parte, mas também um "aprofundamento" maior nos sabores da sua cozinha. Já estive por três vezes em seu restaurante, e a minha lista de pratos ainda é miúda, bem como a de outras percepções, como a do ambiente: uma coisa é ir num domingo, quando a calçada fica tomada de gente esperando por uma mesa desde cedo. Outra bem diferente é passar por lá durante a semana, quando um outro público toma conta do salão. Esta situação ainda está por vir.

Enquanto isso, vale dizer que a sobremesa que Rodrigo irá preparar na aula já passou duplamente pelo meu crivo - da última vez, estava ainda melhor: o jovem cozinheiro havia conseguido um chocolate artesanal de pequenos produtores do Recôncavo baiano. Não é sempre que esse ingrediente, encontrado no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador, chega às suas mãos. "É um chocolate com muito teor de cacau, com pedacinhos da semente também", explica. Agora, está testando outro chocolate brasileiro. Vejamos o que vai ser.

Escola Wilma Kövesi de Cozinha (rua Cristiano Viana, 224, Pinheiros, São Paulo, 11/3063.1592)

Nenhum comentário: