domingo, 2 de agosto de 2009

Brasil e seu vinho de gelo


Uvas congeladas em Okanagan Valley, no Canadá, que produz ice wine

O site da revista Decanter noticiou, há pouco, a produção do primeiro ice wine no Brasil. Por conta das baixas temperaturas que caíram sobre a região de São Joaquim, em Santa Catarina, a vinícola Pericó produzirá o vinho de gelo, que pretende exportar em outubro do ano que vem.

Os ice wines (ou eiswein, em alemão) são vinhos doces, produzidos com uvas congeladas no pé. Os açúcares e outros sólidos não congelam, mas a água sim, o que permite que as uvas fiquem mais concentradas e o vinho, mais doce. Especialistas atestam que eles costumam ser refrescantes, com boa acidez (eu provei apenas uma vez, mas não era dos melhores, portanto...). Saem ao mercado em pequena quantidade e caros.

A vinínola catarinense está utilizando uvas Cabernet Sauvignon colhidas em seus vinhedos, localizados na fazenda Menino Deus, no Distrito do Pericó. A região está situada a 1.300 m do nível do mar e os termômetros, no começo de junho, chegaram a marcar - 7,5ºC. No Velho Mundo, em regiões como a Áustria e a Alemanha, é preciso no mínimo - 7ºC para que as uvas sejam colhidas congeladas. Nessas condições, a água no interior das bagas congela e o gelo é separado do suco, rico em açúcar, por meio de prensagem das uvas. Em Pericó, segundo os produtores, elas foram imediatamente prensadas, ainda congeladas, e o suco, fermentado a temperatura controlada (10ºC) por cerca de 60 dias, até atingir de 10 a 12% de álcool. Depois, irá para barricas de carvalho francês Allier. É esperar para ver - e provar.

Nenhum comentário: