domingo, 22 de março de 2009

Anta Bandera

Westlord.com
A newsletter da revista Decanter noticiou esta semana a entrada de um hollywoodiano no mundo dos vinhos: o ator Antonio Banderas. Banderas comprou, recentemente, uma vinícola em Ribera del Duero, região da Espanha famosa por seus tintos potentes. A bodega Anta Natura, da qual Banderas detém 50%, localiza-se na cidade Burgos Villalba de Duero, e foi estabelecida há dez anos. Com a aquisição, passará a se chamar Anta Bandera. A revista diz que fazer vinhos é um sonho antigo do ator espanhol.

Atualmente, a bodega produz 1,5 milhão de garrafas por ano. Um dos rótulos, Anta Natura 2005, ficou muito bem cotada num painel de vinhos da região feito pela publicação. Banderas é, assim, a mais nova celebridade a fazer as vezes de vinhateiro: o cantor Mick Hucknall, da banda Simply Red (famosa nos anos 80), comprou em 2002 uma propriedade da Sicília para produzir "o melhor vinho tinto do mundo". Jim Kerr, do Simple Minds, também tem uma vinícola na região.

Já o cantor Sting escolheu a Toscana e se prepara para lançar, em setembro deste ano, seu primeiro rótulo. Cerca de 30 mil garrafas do vinho, cujo nome ainda não foi divulgado, vão ser vendidas principalmente na Inglaterra e nos Estados Unidos. O vinho, da safra 2007, foi elaborado majoritariamente com a uva Sangiovese, com pitadas de Cabernet e Merlot. Em 1997, o vocalista do The Police comprou uma propriedade a 30 km de Florença, Tenuta Il Palagio, e, alguns anos depois, transformou-a numa fazenda orgânica, produtora de azeite, mel e embutidos de qualidade.

Nenhum comentário: