sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Yes, nós somos doceiras!



Carla Pernambuco, do Carlota, acaba de lançar mais um título. Doceiras foi feito em parceria com seu braço-direito no restaurante, a jovem chef Carolina Brandão. Editado pela Companhia Nacional, traz suflês, tatins, pudins, bolos, "brûlées", docinhos, mil-folhas... Outro dia, sei lá porque, pensei que já existiam receitas demais no mundo... ledo engano: sempre cabem, mais e mais, todas deliciosas. O livro foi editado pela Companhia Nacional e tem fotos do marido de Carla, Nando Pernambuco. A sacada, porém, são os textos, histórinhas doces que abrem cada capítulo, uma delícia de ler. A autora chama-se Tetê Pacheco. Dois bons motivos para comprar o livro (eu sou fã dos doces do Carlota). Reproduzo aqui, antes de uma receita, é claro, um pouquinho do primeiro texto em que bati os olhos. Mas este é de outra figura feminina: Elle de Lummier, francesa, que o escreveu em 1919.

"Os homens amam as mulheres que cozinham. Oui, pois eles só pensam em comer. A comida ou nós. Ou os dois ao mesmo tempo. Nunca fui boa de cozinha, mas de doce eu até entendo. Sou a criadora da femme au chocolat. Um sucesso em minha época. Os caçadores de passagem por Lamotte-Beuvron faziam fila para provar.

Pegue uma barra de chocolat au lait, corte em pedacinhos e leve ao fogo brando. De vez em quando, regue com um fiozinho de leite. Quando o creme estiver no ponto, é só deixá-lo, bem oferecido, na janela, lançando no ar seu aroma adocicado, um convite ao prazer. Depois de atrair a presa (a caça está no DNA da região), usa-se a tecnique de ir derramando lentamente o creme sobre o corpo, obrigando os homens, um, dois, quantos forem, a ficarem só olhando, ardentes, esperando o sinal para se refestelarem em volúpia gulosa.

Para uma mulher sem dotes culinários como eu, a receita foi um triunfo. Isso até aquele caçador aparecer na cidade. Ele não gostava de chocolate. Para o pecado guloso, ele preferia maçãs. tentei improvisar. Mas como disse antes, eu era melhor na cama do que no fogão. As tentativas não deram certo, e eu fui ficando obsessiva. Eu o queria. E, mais, queria que ele me quisesse..."


Parece O perfume misturado com Chocolate e recheado com Como Água para Chocolate... Se quiserem, postem (vários) comentários que eu conto o fim da história (é texto prá digitar!). Afinal, são dois bons motivos para comprar o livro.

Segue uma receita. Bon appétit!


Tatin de banana

Rendimento: 6 porções

Massa
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
2/3 xícara (chá) de açúcar
100 g de manteiga em temperatura ambiente
¼ colher (chá) de essência de baunilha
Água gelada
Farinha de trigo para polvilhar

Recheio
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de gengibre ralado
1 colher (chá) de canela em pó
1 pitada de cravo-da-índia em pó
10 bananas-prata em rodelas de 2 cm

Caramelo
¾ xícara (chá) de açúcar
75 g de manteiga
Manteiga para untar
Sorvete de creme para acompanhar

Preparo

Massa
Numa tigela, junte todos os ingredientes, incorporando a água aos poucos, até obter uma massa homogênea que desgrude das mãos. Não sove a massa para não deixá-la elástica. Embrulhe em filme plástico e deixe descansar na geladeira por pelo menos 1 hora.

Recheio
Numa panela, derreta o açúcar. Junte a água, o gengibre, a canela e o cravo e ferva por mais ou menos 5 minutos. Acrescente a banana e cozinhe por 7 minutos, até que elas cozinhem mas não se desmanchem.

Caramelo
Numa panela, derreta o açúcar. Junte a manteiga e mexa bem. Espalhe o caramelo quente sobre uma assadeira forrada com papel-manteiga. Deixe esfriar e depois quebre em pedacinhos.

Montagem

Unte uma fôrma de 20 cm de diâmetro e distribua os pedacinhos de caramelo no fundo. Coloque por cima as rodelas de banana, formando uma flor. Não deixe nenhum espaço entre as rodelas de banana.

Em uma superfície enfarinhada, abra a massa numa espessura bem fina e corte-a do tamanho da fôrma. Coloque a massa sobre a banana, fechando a torta. Faça um furo no centro da massa para sair o vapor. Leve ao forno preaquecido a 160ºC e asse por 15 minutos ou até que a massa fique dourada. Desenforme e sirva quente com sorvete de creme.

Nenhum comentário: